JOHN WEEKS

Editor do renomado Journal of Alternative and Complementary Medicine

Cofundador do Academic Consortium for Complementary and Alternative Health Care (ACCAHC, EUA), recipiente do Lifetime Achievement Living Tribute Award por sua atuação no campo da saúde integrativa e em políticas públicas e organizacionais na saúde há mais de 30 anos. É autor e colunista convidado em importantes publicações nos EUA, tendo atuado como consultor para o White House Commission on Complementary and Alternative Medicine Policy (Comissão de Políticas Médicas Alternativas e Complementares da Casa Branca, EUA), o National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde, EUA) e numerosos hospitais e instituições de saúde e de ensino acadêmico.

A Medicina Integrativa Mente-Corpo utiliza as abordagens terapêuticas informadas por evidências, incluindo terapias complementares para a cura integral e a saúde em sua plenitude.

Programa do Simpósio

com palestrantes da Faculdade da Medicina da USP

  • O que é a Medicina Integrativa/Mente-Corpo qual sua história
  • Mecanismos de ação das práticas mente-corpo
  • Os elos Mente-Corpo: Psiconeuro-endócrino-imunologia
  • Medicina Integrativa Mente-Corpo no sistema público de saúde
  • Meditação e práticas mente-corpo para doenças relacionadas ao stress
  • Ayurveda na Medicina Integrativa
  • Práticas integrativas e evidências científicas dos benefícios da meditação, yoga, massagem e respiração

Palestrantes

Dr. Emannuel Burdmann

Doutorado em Medicina (Radiologia) pela FMUSP, pesquisadora na área de Ressonância Magnética Funcional. Neurorradiologista do Serviço de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, colaboradora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da FMUSP.

Dra. Aparecida Paceta

Doutora em Ginecologia-Uroginecologia e Subchefe do Setor de Uroginecologia da Disciplina de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Doutora Assistente da Clínica Ginecológica do HC-FMUSP. Colaboradora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da FMUSP.

Dra. Paula Ricci Arantes

Doutorado em Medicina (Radiologia) pela FMUSP, pesquisadora na área de Ressonância Magnética Funcional. Neurorradiologista do Serviço de Ressonância Magnética do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da FMUSP, colaboradora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da FMUSP.

Dr. Ernesto Imakuma

Graduação e Residência em Medicina pela FMUSP e Cirurgia Geral na FMUSP e Hospital das Clínicas. Doutorado em Fisiopatologia Experimental, USP. Médico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo no Hospital das Clínicas e colaborador do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo do Hospital das Clínicas-FMUSP.

Dra. Susan Andrews

Psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard (EUA), com doutorado em Psicologia Transpessoal. Idealizadora do programa REDEMED (Redução do Estresse e Desenvolvimento na Empatia na Medicina). Cocoordenadora do Centro de Medicina Integrativa Mente-Corpo da FMUSP e Coordenadora do Instituto Visão Futuro e do Centro Ananda de Saúde Integral.

Dra. Tatiana Perrotti

Médica pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Especialista em Geriatria pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Treinamento intensivo na Índia em Ayurveda e Yoga no Arsha Yoga Vidya Peetam Trust em Coimbatore. Cocoordenadora do Centro Ananda de Saúde Integral no Instituto Visão Futuro.

Rosane Hippler

Educadora Física, Terapeuta Corporal e Instrutora de Yoga do Instituto Visão Futuro. Tem formações em Yoga Integrativa e Yogaterapia pela Montanha Encantada e em Ayurveda pelo Dr. Bheema Bhatt, diretor do Holy Family Hospital, New Delhi, Índia. Formanda no Método Feldenkrais de Consciência através do Movimento e Integração Funcional.

John Weeks oferecerá generosamente aos participantes deste Simpósio o acesso aberto por 60 dias ao Journal for Alternative and Complementary Medicine

Medicina Integrativa Mente-Corpo trata a pessoa como um todo...

E não somente a doença

Inscrições:

www.visaofuturo.org.br
visaofuturo@visaofuturo.org.br
Fone: 15-3257-1243/1520/1540

Instituto Visão Futuro

Porangaba, São Paulo
Rod. Castelo Branco Km. 162