Imagine-se aconchegado em um caloroso abraço, protegido, em paz com o mundo.
Agora imagine que você pudesse colocar esse sentimento em uma garrafa e cheirá-lo quando, por exemplo, tivesse que dar uma palestra em público ou ir a uma festa cheia de estranhos.
“Poderia ser como um Viagra social”, disse Andreas Meyer-Lindenberg, pesquisador do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA.
Ele estava falando sobre a OCITOCINA, o poderoso hormônio e neurotransmissor produzido no hipotálamo no cérebro e liberado na corrente sanguínea pela hipófise.
Descobriu-se que a ocitocina causa vínculos em alguns mamíferos — especialmente naqueles ratos-da-pradaria fofinhos.
Ratos-da-pradaria (“prairie voles” em inglês) são muito diferentes de camundongos e ratos. Um camundongo ou um rato pode encontrar outro rato e acasalar, e então partir em busca de outro parceiro. E as fêmeas criam seus filhotes sozinhas. Mas isso é dramaticamente diferente no caso dos ratos-da-pradaria, que se unem e compartilham uma toca juntos para a vida toda.
HORMÔNIO do AMOR
Em nós, humanos, esse chamado “hormônio do amor” ou “químico do chamego” também é estimulado em relacionamentos amorosos, amamentação e contrações no parto. E é a “cola social” que é mobilizada em experiências de confiança. Pesquisas mostram que quanto mais alguém confia em nós… mais nossos níveis de ocitocina aumentam… mais confiamos nos outros… mais o nível de ocitocina aumenta na outra pessoa, e mais cooperativos nos tornamos!
Um aumento de ocitocina em uma pessoa pode aumentá-la em outra, em uma sincronia bioquímica de cuidado mútuo, confiança e cooperação!
BENEFÍCIOS da OCITOCINA
E a ocitocina parece ser quase uma “droga milagrosa”. 1 Ela:
• Alivia o estresse reduzindo a liberação de cortisol 2
• Reduz o medo e a ansiedade suprimindo a atividade na amígdala, o centro do medo no
cérebro 3
• Melhora o humor e aumenta a sensação de contentamento, reduz a inflamação e acelera a
cura 4
• Aumenta traços positivos de personalidade, como empatia, criatividade e confiança 5
A OCITOCINA e a SAÚDE MENTAL: SINTOMAS de BAIXA OCITOCINA
A ocitocina não só nos faz sentir bem – se estiver em falta, nos sentimos mal. Baixos níveis de ocitocina estão associados a muitas condições de saúde mental, incluindo
• Depressão
• Ansiedade
• Fobia social
• Autismo
• Esquizofrenia
• Transtorno de estresse pós-traumático
• Anorexia nervosa
• Transtorno de personalidade limítrofe. 6, 7, 8
COMO POSSO OBTER MAIS OXITOCINA? COM SPRAY NASAL?
Uma vez que aumento dos níveis de oxitocina parece promover sentimentos positivos e aliviar a depressão e a ansiedade, incluindo a ansiedade social, alguns médicos começaram a prescrever ocitocina intranasal.
Mas, em vez de sair correndo para comprar uma das muitas marcas de sprays nasais de oxitocina, devemos considerar as desvantagens. Os pesquisadores descobriram que as doses intranasais de oxitocina para pessoas com transtorno de personalidade limítrofe diminuíram, em vez de aumentar, seus sentimentos de confiança e cooperação para trabalho em equipe. 9
Segundo o Editor Médico Chefe do Health Journal da Universidade de Harvard, EUA, Howard LeWine: “até agora os resultados em sprays nasais e outras fontes externas de ocitocina têm sido decepcionantes. Isso ocorre porque esses hormônios têm dificuldade de atravessar a barreira hematoencefálica. Uma maneira mais promissora é aumentar a ocitocina naturalmente.” 10
ENTÃO, COMO AUMENTAR A OCITOCINA NATURALMENTE?
(1) FAZER a AUTOMASSAGEM!
Não é de surpreender que haja uma tonelada de pesquisas mostrando que o toque interpessoal aumenta rapidamente os níveis de ocitocina no cérebro 11.
Isso obviamente inclui beijos, abraços e sexo. Mas toques não sexuais, como abraços, apertos de mão e, especialmente, massagens, também aumentam a ocitocina.
O Instituto de Pesquisa do Toque, na Universidade de Miami nos EUA, comprovou o poderoso efeito da massagem em adultos e crianças: 12
♦ Adultos que recebem massagem têm pressão arterial e frequência cardíaca mais baixas, bem como níveis mais reduzidos de hormônios do estresse.
♦ Crianças que recebem massagem tornam-se mais calmas, mais maduras socialmente e menos agressivas.
Um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles com 95 pessoas que tiveram seus níveis sanguíneos avaliados antes e depois de uma massagem de 15 minutos, constatou que os níveis de ocitocina aumentaram 17% no grupo que recebeu a massagem. Já o grupo de controle, que apenas descansou, apresentou uma redução de 9% nos níveis de ocitocina!13
Logo, não devemos apenas, como recomenda o especialista em ocitocina Dr. Paul Zak, diretor do Centro de Estudos Neuroeconômicos em Claremont, Califórnia, EUA, dar 8 abraços por dia, mas também nos presentear com uma automassagem todos os dias!
(2) SAIA PARA DAR UMA CORRIDA!
O mais novo “ingrediente cerebral secreto” da corrida é a ocitocina!
Por que será que nos sentimos tão bem quando nos exercitamos? Não é apenas a “euforia do corredor” experimentada devido ao aumento de endorfinas, mas também, como a ciência demonstrou, um “robusto” aumento de ocitocina – mesmo após apenas dez minutos de corrida moderada! 14, 15
Estudos muito recentes demonstraram que exercícios de curta e longa duração, incluindo corrida, natação e artes marciais, podem levar a níveis elevados de ocitocina e à diminuição do cortisol. 14, 15
E que o aumento da ocitocina durante a corrida de resistência pode ajudar a manter a homeostase mesmo durante estresse físico profundo. 16
Então, pegue seus tênis de corrida e saia de casa!
(3) OUÇA MÚSICA E CANTE… COM OUTRAS PESSOAS!
Todo mundo adora música.
Mas, especialmente, amamos criar, cantar e dançar JUNTOS. Cientistas evolucionistas sugerem que uma das razões pelas quais a música desempenhou um papel tão importante em nossa história evolutiva é porque ela cria laços sociais por meio da ativação da ocitocina. 17
E a música cura e acalma, em parte porque aumenta os níveis de ocitocina.
Mas o que é ainda melhor é cantar junto com a música.
Pesquisadores descobriram que cantar por 30 minutos aumenta significativamente os níveis de ocitocina em cantores amadores e profissionais, independentemente de terem gostado ou não de cantar a música! 18, 19
Talvez isso explique por que as mães costumam cantar canções de ninar para seus bebês recém-nascidos – isso pode estimular o laço amoroso, aumentando a liberação de ocitocina.
E, acima de tudo, criar e tocar música em grupo leva a uma liberação significativa de ocitocina e à redução do estresse.
Logo, se você toca um instrumento, monte uma banda e comece a tocar. Vocês começarão a produzir mais ocitocina juntos! 🙂
(4) CONTATO CARINHOSO com OUTROS
Esta é a dica mais importante de todas. Não é à toa que a ocitocina é chamada de “hormônio do amor”. Momentos preciosos de interconexão amigável – não apenas românticos ou maternos – aumentam significativamente os níveis de ocitocina, o que reduz tanto o hormônio do estresse, cortisol, quanto a inflamação, facilitando a cura – mesmo em animais feridos. 4
Simplesmente brincar com seus sobrinhos, conhecer seu novo vizinho ou conversar com o atendente do supermercado pode aumentar seus níveis de ocitocina. Logo, se você realmente deseja colher os diversos benefícios da ocitocina, converse com as pessoas sempre que tiver oportunidade, faça amigos enquanto anda de táxi e avião e conviva com seus amigos e familiares o máximo possível.
E lembre-se: quanto mais uma pessoa confia em você, mais o seu nível de ocitocina aumenta… e mais você confia nos outros… mais o nível de ocitocina aumenta na outra pessoa, e mais cooperativos vocês se tornam! Quanto mais confiáveis somos, mais as outras pessoas confiam em nós – em uma harmoniosa sinfonia bioquímica de cooperação. 20
É o fundo musical para um mundo melhor.
Lembre-se: você não pode perder com a ocitocina. Quanto mais você libera esse maravilhoso hormônio-neurotransmissor, mais seu cérebro é estimulado a liberá-lo. É um “círculo virtuoso” de energia positiva, relacionamentos amorosos e boa saúde.
E você pode se treinar para diminuir seu limiar de liberação de ocitocina. Basta tocar alguém (ou si próprio) carinhosamente, correr e cantar, todos os dias.
Já é um bom começo!
Segundo Dr. Zak: “É a cola da sociedade, tão simples, mas tão profunda”.
NOTAS DE RODAPÉ
1 Tarr, B. et al. Music and social bonding: “self-other” merging and neurohormonal mechanisms, Frontiers in Psychology, 2014.
2 – Grape, C. et al. Does singing promote well-being?: An empirical study of professional and amateur singers during a singing lesson. Integrative Physiological and Behavioral Science, 2003.
3 – Keeler, Jason R et al. The neurochemistry and social flow of singing: bonding and oxytocin. Frontiers in Human Neuroscience, 2015.
4 – Detillion, C. et al. Social facilitation of wound healing. Psychoneuroendocrinology, 2004.
5 – Carsten, K. et al. Oxytocin enables novelty seeking and creative performance trough upregulated approach. Wiley Interdisciplinary Review of Cognitive Science, 2015.
6 – Cochran, D. et al. The role of oxytocin in psychiatric disorders: A review of biological and therapeutic research findings. Harvard Review of Psychiatry, 2013.
7 – McQuaid, R. Making room for oxytocin in understanding depression. Neuroscience Biobehavior Review, 2014.
8 – Guastella, A. A single dose of oxytocin nasal spray improves higher-order social cognition in schizophrenia. Schizophrenia Research, 2015.
9 – Bartz, J. Oxytocin can hinder trust and cooperation in borderline personality disorder. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2010.
10 – LeWine, H. Oxytocin, the Love Hormone. Harvard Health Publishing, University of Harvard Medical School, 2023.
11 – Uvnäs-Moberg, K. Oxytocin may mediate the benefits of positive social interaction and emotions. Psychoneuroendocrinology, 1998.
12 – Uvnäs-Moberg, K. The Oxytocin Factor. Da Capo Press, USA. p. 141.
13 – Morhenn, V. Massage increases oxytocin and reduces adrenocorticotropin hormone in humans. Alternative Therapies in Health and Medicine, 2012.
14 -Wirobski G. 2024. Oxytocin and cortisol concentrations in urine and saliva in response to physical exercise in humans. Psychoneuroendocrinology, 2024.
15 -Yüksel, O. Regular Aerobic Voluntary Exercise Increased Oxytocin in Female Mice: The Cause of Decreased Anxiety and Increased Empathy-Like Behaviors. Balkan Medical Journal, 2019.
16 – Hew-Butler T. et al. Acute changes in endocrine and fluid balance markers during high-intensity, steady-state, and prolonged endurance running: unexpected increases in oxytocin and brain natriuretic peptide during exercise. European Journal of Endocrinology, 2008.
17 – Tarr, B. et al. Music and social bonding: “self-other” merging and neurohormonal mechanisms, Frontiers in Psychology, 2014.
18 – Grape, C. et al. Does singing promote well-being?: An empirical study of professional and amateur singers during a singing lesson. Integrative Physiological and Behavioral Science, 2003.
19 – Keeler, Jason R et al. The neurochemistry and social flow of singing: bonding and oxytocin. Frontiers in Human Neuroscience, 2015.
20 – Zak, P et al. Oxytocin is associated with human trustworthiness. Hormones and Behavior, 2005.