Saúde Integral Mente-Corpo (SIM)

Raiva no trânsito. Impaciência com os filhos e os colegas de trabalho. Irritabilidade e ansiedade, queimação no estômago e dores de cabeça. Cansaço e o sentimento que a vida está passando muito rápido, ou que está estagnada, associado a uma incômoda sensação de vazio. 

O estresse psicológico é a doença do nosso século. E também a doença das mil faces: seus sintomas e efeitos aparecem das mais diversas formas, criando dores, emoções e pensamentos negativos, e até prejudicando o sistema imunológico. Inclusive, um dos maiores saltos de conhecimento da ciência foi a descoberta que o estresse psicológico gera inflamação crônica. Diferente da inflamação aguda, necessária e bem-vinda para cicatrização e defesa contra vírus e bactérias, a inflamação crônica é muito nefasta para nosso corpo e mente. Ela está associada ao aparecimento de todas doenças metabólicas (como diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade), às doenças cardiovasculares (como acidente vascular cerebral e infarto do coração), às doenças neurodegenerativas (como doença de Alzheimer e Parkinson), ao câncer e doenças autoimunes, e até de transtornos de humor (como transtorno depressivo e de ansiedade).1  

Tamanha é a influência do estresse em nossa saúde e bem estar que profissionais de saúde e cientistas consideram essencial o gerenciamento de estresse para manter saúde física e mental e, inclusive, tratar doenças. Através de técnicas de gerenciamento do estresse, não só sintomas, mas as repercussões fisiológicas como a inflamação crônica são tratadas. O campo que estuda e aplica essas técnicas foi intitulado de Medicina Mente-Corpo.3

Este campo da Medicina Mente-Corpo está em rápida expansão e demonstrou ser admiravelmente eficiente em controlar o estresse. Através de técnicas simples de autorregulação do sistema nervoso, técnicas de respiração, relaxamento, concentração e meditação, uso do som para estabelecimento de estados contemplativos e relaxados, entre muitas outras – técnicas que praticamente qualquer pessoa pode aprender – é possível tratar os efeitos do estresse.

Pesquisas da metodologia Saúde Integral Mente-Corpo® (SIM®)

O Instituto Visão Futuro criou uma metodologia chamada Saúde Integral Mente-Corpo® (SIM®) que, através de abordagem psicológica e prática, consegue instituir os efeitos demonstrados pelo campo da Medicina Mente-Corpo em pessoas no cenário real da vida do dia-a-dia. Pesquisas entre Instituto Visão Futuro e Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostraram os vários efeitos de programas baseados nessa metodologia. 

Em especial, duas delas foram realizadas com esta abordagem em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e com o Hospital Universitário da USP.  A primeira pesquisa mostrou os efeitos de SIM® na redução do estresse e correlaciono-o com os níveis de citocinas inflamatórias e anti-inflamatórias, as moléculas mensageiras que regulam o sistema imunológico. Os participantes da pesquisa foram estudantes de medicina submetidos a um período de estresse devido ao seu intenso e demandante curso de graduação. Foi demonstrado que citocinas inflamatórias não tiveram diferença significativa, mas o nível das citocinas anti-inflamatórias (ou regulatórias) aumentaram significativamente com as práticas de SIM® ensinadas através de um programa de 8 semanas (1 aula por semana de 2 horas). 

Concluiu-se que a metodologia SIM® conseguiu melhorar a resposta das citocinas anti-inflamatórias, diminuindo os efeitos do estresse dos alunos, podendo atuar na prevenção de inúmeras doenças crônicas. O potencial desta abordagem é promissor e vital para a sociedade: com práticas que tornam o indivíduo não só mais resistente a inflamação sistêmica e surgimento das doenças em múltiplos órgãos, mas também às doenças mentais, é possível impactar enormemente o sistema de saúde.

Citocinas IL-1 , IL-6 e  TNF-α (citocinas inflamatórias) não tiveram diferença significativa. Mas o nível das citocinas regulatórias (IL-4 e IL-10), que regulam a inflamação e protegem de doenças físicas e mentais, aumentaram significativamente. 

Aumento na Qualidade de Vida no HU

Uma outra pesquisa com a metodologia do Instituto Visão Futuro avaliou os efeitos das práticas SIM® sobre estresse, humor e qualidade de vida em profissionais da área da saúde que trabalham no Hospital Universitário da USP. Após apenas 6 semanas (1 aula de 2 horas por semana), o estresse percebido diminuiu significantemente em 20% em média. A qualidade de vida dos participantes aumentou em todos domínios: psicológico, social, físico, ambiental e qualidade de vida global. Mas o que mais destacou foram os resultados que afetam humor. Os participantes do curso tiveram intensa melhora de seu humor (avaliados pela Escala Visual Analógica de Humor – VAMS – e apresentados através de tamanho de efeito – d de Cohen), demonstrando um efeito grande de mudança! As pessoas se demonstraram mais: tranquilas, animadas, fortes, esclarecidas, energizadas, contentes, descontraídas, atenciosas, proficientes (capazes), felizes, amigáveis e agregadoras.

Considerando que afetar positivamente muitos tipos de humor é raro e difícil para a psicologia e medicina atual, este programa teve um efeito fora do comum. 

Não há, até o momento, uma abordagem prática que o próprio paciente possa realizar que seja largamente utilizada pela medicina ou psicologia especificamente voltado para diminuir estresse psicológico e inflamação e evitar o surgimento destas doenças crônicas. Desta forma, a abordagem mente-corpo oferece uma forma mensurável e promissora de modificar a enorme epidemia de estresse e doenças crônicas acometendo a sociedade atual, particularmente os transtornos mentais. Em especial, suas vantagens são o baixo custo e a facilidade de ser praticada por todos.

 

O estresse percebido, avaliado através da escala de PSS, diminuiu em 20% em média nos participantes deste programa utilizando a metodologia SIM®. 

 

Todas as dimensões de qualidade de vida melhoraram de 15 a 20%, avaliados pelo questionário da Organização Mundial de Saúde (WHO-QOL) nos participantes. 

 

Congresso Internacional de Medicina Estilo de Vida nos EUA

A pesquisa foi aceita para apresentação na Conferência Internacional de Medicina de Estilo de Vida na Flórida – Estados Unidos. Foi apresentada pela Dra. Susan Andrews e pelo Dr. Ernesto Sasaki Imakuma do Instituto Visão Futuro, representando toda equipe de pesquisa.

Pesquisa apresentada na Conferência Internacional de Medicina de Estilo de Vida na Flórida (EUA) em 2019. 

 

Referências

1 Liu, Yun-Zi, Yun-Xia Wang, and Chun-Lei Jiang. “Inflammation: the common pathway of stress-related diseases.” Frontiers in human neuroscience 11 (2017): 273283.

2 Varvogli, Liza, and Christina Darviri. “Stress management techniques: Evidence-based procedures that reduce stress and promote health.” Health science journal 5.2 (2011): 74.

3 Dossett, Michelle L., Gregory L. Fricchione, and Herbert Benson. “A new era for mind–body medicine.” The New England journal of medicine 382.15 (2020): 1390.

(Texto do Dr. Ernesta Imakuma)

Compartilhe

Entre em Contato

Nossa equipe está preparada para atender você!

Rodovia Castelo Branco, Km 162, Bairro Matão, Porangaba - SP.
Cep: 18260-000

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados: Instituto Visão Futuro®

Desenvolvimento: Peter Lima

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?